Destaques

Artesanato pertinho das mãos

Produtos de cidades-sede da Copa ficarão expostos até julho no ParkShopping. Artistas promovem talkshows e confeccionam peças ao vivo

 

fotocopa-evidence

Brasília, além de ser a capital federal, tem suas belezas naturais e uma cultura repleta de ícones que vêm à cabeça logo que surgem assuntos sobre o Cerrado, o Planalto ou mesmo o Distrito Federal. A cidade está, também, entre as cidades-sede da Copa do Mundo. Pensando nos próximos megaeventos e no impacto na economia, o Sebrae no DF apresenta o Showroom – Brasil Original, uma exposição de produtos de artesãos locais e artistas das 12 cidades-sede do Mundial, no ParkShopping, até 30 de junho.
O evento, realizado na Praça Central do shopping, conta com 90 artesãos expondo suas obras, que, durante o período, serão comercializadas no local. Na edição de 2013, mais de 4,5 mil peças foram apresentadas, o que gerou uma comercialização de aproximadamente R$ 250 mil. “Muitos negócios foram fechados após a aproximação entre o público e os expositores”, conta a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Comércio do Sebrae no DF, Maria Auxiliadora França.
A iconografia está entre os destaques do evento. O Sebrae no DF encomendou um estudo para identificar e incentivar o uso dos ícones do DF nas artes. Com a técnica, símbolos da capital, como o lobo-guará, a caliandra do Cerrado, o ipê, a Ponte JK e o croqui de Brasília, serão expostos por meio de propostas inovadoras desenvolvidas por designers e artesãos. “O objetivo é apresentar a riqueza regional em peças de artistas que reforçam as características culturais, valorizando a nossa identidade. Além disso, potencializar o artesanato é uma forma de promovê-lo como atividade econômica sustentável, possibilitando a inclusão social, a ampliação e a consolidação no mercado local e nacional”, destaca Maria Auxiliadora.
Também estão expostos, no Showroom – Brasil Original, iguarias de empresas participantes do Programa Sebrae 2014, incluindo geleias, cafés, doces e pimentas, que fazem parte do catálogo de produtos.
Todo sucesso
Desde a abertura do Showroom – Brasil Original, a visitação e as vendas já estão sendo um sucesso. Em menos de um mês, foram comercializados aproximadamente R$ 200 mil, contando com mais de 150 mil visitantes. No dia 3 de maio, a praça central do ParkShopping ficou lotada de torcedores da seleção brasileira de futebol, que foram conferir a chegada do ex-jogador Raí, que veio prestigiar o evento do Sebrae no DF e promover os produtos da exposição, uma forma de agregar valor ao artesanato local e de outras cidades-sede da Copa do Mundo.
“Em 2011, o Raí veio para o lançamento das oportunidades de negócios para a Copa, realizado pelo Sebrae no DF. Investimos e fizemos um grande trabalho com todos os empresários. Foram mais de 300 mil horas de consultoria, em três anos, e mais de 12 mil atendimentos no mesmo período. Agora, nada melhor do que convidar o ex-jogador para ver a conclusão do esforço dos artesãos do DF, que acreditaram e estão prontos para navegar no desenvolvimento”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho.
Para o tetracampeão, é uma honra promover as ações da instituição e os resultados concretos alcançados. “Fico feliz por ter participado desse projeto desde o lançamento. Esta é a hora para divulgar a produção e a economia local, e, também, valorizar o artesanato, que tem uma cultura muito forte no Cerrado”, concluiu o ex-jogador Raí.

Quer ir?
Showroom – Brasil Original,
até 30 de junho, das 10h às 22h (segunda a sábado), e das 12h às 20h (domingos),
na Praça Central do ParkShopping.