Destaques

Bugiganga para ver além

Óculos inteligentes é a nova sensação dos últimos tempos. Lembram histórias que eram contadas em filmes de antigamente, em que robôs enxergavam através de uma lente

Acessório que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada é inovador. A ferramenta, desenvolvida pela Google em formato de óculos, é a evolução tecnológica mais aguardada dos últimos anos. O Google Glass, ou Project Glass como é conhecido no mundo tecnológico é um hardware desenvolvido pelos gênios da NianticLabs (uma startup interna da Google nos Estados Unidos). Hoje está disponível em cerca de cinco modelos diferentes para atender aos mais variados estilos de usuários. O aparelho possui uma câmera, fones de ouvido e um sistema que projeta imagens direto na lente dos “óculos”, via comando de voz pode-se navegar em todas as suas funções.

A tecnologia usada permite tirar foto podendo ser compartilhada em redes sociais, atende e realiza chamadas telefônicas, também faz pesquisas simultâneas no Google, e gerencia todos os aplicativos empresariais do Google. Os óculos de realidade aumentada possuem também localizador GPS, aferidores de temperatura e um design bem inovador, ele lembra um pouco um olho tecnológico de filmes futuristas, um sonho de criança, agora real.

Weberson Maciel apreciou de perto essa inovação do mercado tecnológico. “Depois de conhecer a realidade aumentada apenas por filmes tive o prazer em um treinamento do Google de presenciar a verdadeira realidade aumentada”, diz admirado. Um dos recursos que mais chamou a sua atenção foi o comando chamado “Ok, Glass, explore nearby” (Ok, Glass, explorar nas proximidades).

Maciel conta que esse recurso conectado a sua georeferência carrega um aplicativo que explora os seus arredores e disponibiliza o mapa e imagens da região que está ao seu redor. “O comando também fornece textos históricos, informações sobre arte, arquitetura local, gastronomia. Ainda em fase de teste, sendo possível se escrever pra ser um “dos cobaias” a usar a tecnologia, mas todas as funções divulgadas já estão em perfeito funcionamento”, completa.

Atualmente a Google desenvolveu óculos específicos para os testes, armações próprias com lentes de vidro e antirreflexo, mas a ideia é de que ao final todo o processo de teste o Glass possa ser consumido por um preço entre $ 500 e $ 1550 e que funcione em qualquer modelo de óculos a partir de uma fácil adaptação.

oculos

Especificações técnicas

  • São 16 GB de armazenamento interno, sendo 12 GB disponíveis ao usuário;
  • A câmera tira fotos de 5 megapixels e grava vídeos em 720p;
  • A bateria é suficiente para durar “um dia de uso típico”;
  • Na caixa há um carregador microUSB
  • Eles tem conectividade Wi-Fi 802.11 b/g e Bluetooth;
  • Usando o app MyGlass é possível adicionar funções de GPS e SMS ao dispositivo;
  • A tela equivale a uma tela de alta resolução de 25 polegadas a 2,4 metros de distância;
  • A resolução da tela é de 640×340 pixels.

oculos