Destaques

De Taguá para o Sul

De Taguá para o Sul

Bailarinas de Taguatinga se preparam para o maior Festival de Dança do mundo, de acordo com o Livro dos Recordes.

Do coração de Taguatinga sai o único grupo de dança que irá representar o Distrito Federal no tão famoso festival de Santa Catarina. A professora e coreógrafa Noara Beltrami começou na dança aos 4 anos de idade, aos 17 já era professora e coreógrafa. Ela é responsável por toda a preparação e participação do corpo de balé na competição. Formada em Educação Física com pós-graduação em treinamento de força para bailarinos. Beltrami tem muito que comemorar nesses 22 anos de profissão.

“Desde 2008 somos os únicos representantes do DF no tão famoso festival. É feita uma seleção minuciosa dos grupos de todo o mundo que tem interesse a participar. Somos avaliados e só assim temos o direito de ir a este tão amado festival. Lá trocamos informações, vivenciamos a dança dia e noite e passamos por grandes emoções. É o melhor momento para se estudar e viver a dança”, conta a professora.

Este ano o festival irá acontecer de 23 de julho a 2 de agosto. São selecionados aproximadamente 3 mil trabalhos entre solos, duos, trios e conjuntos. A mostra competitiva é dividida em duas etapas: 1º seleção e 2º confirmação. “Só os melhores de técnica, criatividade e interpretação passam, nós fomos um dos grupos selecionados”, orgulha-se a coreógrafa.

Há 10 anos Noara Beltrami, mantém uma escola de dança em Taguatinga, que recebe seu nome Escola de Dança Noara Beltrami, onde são feitos os ensaios do grupo. A preparação para o grande dia está sendo bastante puxada, são 5 horas diárias de muito ensaio para que tudo saia perfeito.

Lá se vão anos de Festival – Beltrami participou a primeira vez do festival como bailarina em 1998, a partir desse momento foi estudando e se especializando. Em 2003 enviou o primeiro vídeo como coreógrafa, mas foi rejeitado. Passaram-se cinco anos até ser aprovada e desde então nunca mais ficou de fora.

Dançando em Joinville

O Festival de Dança de Joinville é consolidado pela tradição, profissionalismo e pluralidade dos participantes. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.

O evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005.

“Desde 2008 somos os únicos representantes do DF no tão famoso festival. É feita uma seleção minuciosa dos grupos de todo o mundo que tem interesse a participar. Somos avaliados e só assim temos o direito de ir a este tão amado festival. Lá trocamos informações, vivenciamos a dança dia e noite e passamos por grandes emoções. É o melhor momento para se estudar e viver a dança”

 

 

Serviço: Quer estudar dança ou ajudar quem estuda?
Escola de Dança Noara Beltrami
Telefones: 61 3351-3733 ou 9991-0373
Endereço: CNB 11 lt 02 lj 02
Taguatinga Norte/DF

 

Por Raquel Dias