Destaques

Direto de Brasília

FOTO_ROBERTO_BARROSO-AGÊNCIA-BRASÍLIABRASÍLIA TROCA TODA A FROTA DE ÔNIBUS

O governo do DF enfrentou cerca de 200 processos na Justiça contra a iniciativa de trocar as empresas de ônibus, mas as coisas estão andando. Brasília já atingiu a marca de 1,5 mil veículos novos em circulação em diversas regiões administrativas e se aproxima do fim do processo de renovação de toda a frota de coletivos. Até o final de fevereiro, o governador Agnelo Queiroz quer entregar os mil que faltam, podendo afirmar que trocou todo o transporte coletivo do DF.

COPA DO MUNDO SÓ GERA MÍDIA NEGATIVA

No futuro, todos chegarão à conclusão que escolher doze sedes nas regiões brasileiras para a realização da Copa do Mundo foi um grande erro, motivado por ganância. A possível supressão de alguma das sedes, por atraso de obra, pode desgastar muito o Brasil, num momento em que a presidente Dilma Rousseff luta no exterior para provar que não existe crise no país. Todos sabem que a Copa deveria ter ficado restrita a duas ou três regiões, talvez com oito sedes, como foi na África do Sul.

NOTA_$URREAL-É-UMA-PÁGINA-DO-FACEBOOK-CONTRA-ABUSOS-REPRODUÇÃO$URREAL É UMA PÁGINA DO FACEBOOK CONTRA ABUSOS

Está em destaque em todo o Brasil a criação de páginas no Facebook chamadas de $urreal, nas quais as pessoas podem denunciar atitudes claramente sofridas pelos consumidores. A primeira página é do Rio, mas na verdade o movimento é nacional, com diversas páginas estaduais. Registrei golpe sofrido numa famosa sorveteria de Brasília, onde me cobraram 10 $urreais por uma mísera bola de sorvete de chocolate. Um dia depois, tomei sorvete semelhante em outro local público por R$ 2,50.

Fanpage Brasília: https://www.facebook.com/SomosumaBrasiliaSurreal
Fanpage Nacional: https://www.facebook.com/brasilsurrealoficial

OPERAÇÃO-TARTARUGA DA POLÍCIA EM BRASÍLIA

Desde o início do ano, ficou claro que o Distrito Federal está sem policiamento. É um fato assustador a operação-tartaruga crescente desencadeada pela Polícia Militar, movimento que se repete ano a ano. Na operação-tartaruga, o grevista não corre risco nenhum, nem sofre qualquer desgaste. Pelo contrário, dedica-se a outros afazeres, podendo fazer bicos, estudar para concurso, ficar brincando no computador (ou nos celulares), namorar nas ruas, etc.

TREM DEVERÁ LIGAR LUZIÂNIA A BRASÍLIA

O Governo Federal autorizou o início dos estudos de viabilidade técnica para a criação do trem de passageiros entre as cidades de Brasília, no Distrito Federal, e de Luziânia, no estado de Goiás. Se der certo, vai ser um grande projeto, que pode transformar a região.

O estudo vai abranger o trecho ferroviário que se situa na EF-050, entre Luziânia e a Rodoferroviária de Brasília, com extensão aproximada de 70 quilômetros. Será aproveitada linha férrea já existente.

MODA DOS ROLEZINHOS RODA TODO O BRASIL

Rolezinhos têm acontecido no Brasil, inclusive em cidades do interior. Os shoppings são espaços públicos e não podem impedir a liberdade de circulação. Os rolezinhos, por seu turno, não podem prejudicar o direito de ir e vir de quem frequenta os shoppings. O certo é que as grandes mudanças, fundamentais, de que o Brasil tanto carece, como as reformas política, partidária e tributária, continuam adiadas. E os rolezinhos demonstram a insatisfação de uma parte da juventude.

MAIOR NÚMERO DE TRANSPLANTES NO DF

A Rede Pública de Saúde do DF foi a entidade brasileira com mais doadores de órgãos por milhão de pessoas em 2013, chegando a 33, o que superou a média nacional, de 15. A capital federal também foi recordista em transplantes de coração e córnea, e ficou em segundo lugar no ranking de transplantes de pulmão, fígado e rim. Em 2013, foram realizados 183 transplantes (exceto córneas). Foram 28 de coração, dois de pulmão, 48 de fígado e 105 de rim, além da realização dos primeiros transplantes de pulmão e de medula óssea.

INFLAÇÃO ACIMA DE 6% PREVISTA PARA ESTE ANO

Especialistas em economia consultados pelo Banco Central preveem que a inflação este ano pode ultrapassar a faixa dos 6%, chegando a 6,1%, apesar do aumento dos juros para 10,5%. Para 2015, a estimativa é de 5,60%.

As projeções estão distantes do centro da meta de inflação, de 4,5%, e abaixo do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC fazer com que a inflação convirja para o centro da meta.

ROUBO DE CHUTEIRAS EM JOGO PROFISSIONAL

Saiu no mundo todo a notícia de que a primeira partida do Campeonato Brasiliense de Futebol não foi realizada porque o motorista do ônibus, drogado, fugiu com as chuteiras. Isso aconteceu numa cidade onde foi construído um dos estádios mais caros do mundo (R$ 1,5 bilhão). A partida seria entre o Brasília e o Formosa, equipe da cidade goiana vizinha de Brasília. O time sem chuteiras foi este último.

POLÍCIA BRASILEIRA MATA GENTE DEMAIS

Um dado assustador veio a público sobre o nosso país. Cinco pessoas, em média, morrem diariamente em confronto com policiais em serviço no Brasil, aponta o Relatório Mundial sobre Direitos Humanos da Human Rights Watch (HRW). Em 2012, morreram 1.890 pessoas nessas circunstâncias, conforme dados do Fórum de Segurança Pública. A polícia mata e mata muito”, avaliou Maria Laura Canineu, diretora da HRW.