Destaques

Exposição para os pequenos

exposicao-evidence

Em cartaz até 11 de agosto, no Centro Cultural do Banco do Brasil, a exposição “A experiência da arte – Série arte para crianças” reuniu sete dos grandes artistas brasileiros com a proposta de levar às crianças um pouco da arte contemporânea brasileira. São eles: Cildo Meireles, Eduardo Coimbra, Ernesto Neto, Paula Trope, Vik Muniz, Waltercio Caldas e Wlademir Dias-Pino. Sob curadoria de Evandro Salles, o projeto que teve início no ano de 2007, traz esculturas, fotografias, instalações, obras sonoras e poemas desenhos. “A exposição não tem como o foco a didática. As crianças em seu estado de aprendizado inicial, em formação, são mais flexíveis e absorvem de maneira intensa a experiência estética que tem com as obras. Pra elas é sempre uma aventura, momento de descoberta e apreciação de algo novo, como que uma revelação.”, ressalta Evandro.

A exposição ocupa todos os espaços expositivos do CCBB, o trabalho do artista Vik Muniz está exposto no Pavilhão 2. O público poderá tomar contato com o processo criativo do artista através de um ateliê-estúdio fotográfico, que revelará ao espectador o método de elaboração de imagens de Vik Muniz e convidará o público a elaborar suas próprias imagens. O segundo acolhe uma série de trabalhos originais, além de obras executadas pelos visitantes.
A obra de Paula Trope ocupa o Espaço Externo 1 e a Galeria Multiuso. Em seu trabalho, a artista utiliza um sistema inventado na Renascença, chamado ‘Câmara Escura’, usado por muitos pintores para capturar e reproduzir imagens – e que veio a se tornar base da câmera fotográfica. Paula Trope vai apresentar uma grande câmara escura móvel giratória para acolher 12 pessoas a cada vez. O público é convidado a entrar em seu interior e operar o mecanismo de captura da imagem externa através de um pequeno orifício e conferir sua projeção na parede.
O carioca Eduardo Coimbra apresenta seu trabalho no Espaço Externo 2, com um conjunto escultórico-arquitetônico formado por módulos na forma de cubos de três diferentes tamanhos. Esses módulos são empilhados e transformados em pequenos prédios-esculturas que podem ser escalados e utilizados de diversas maneiras pelos visitantes.

 

Quer ir?
A experiência da arte-Série para crianças,
no CCBB- SCES trecho e lote 22,
até 11 de agosto (de quarta a segunda-feira),
das 9h às 21h. Entrada franca.
Classificação Indicação: livre para todos os públicos.