Destaques

Que tal adotar uma lixeira?

Com o objetivo de contribuir com a limpeza da cidade, as diretoras da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT) Mulher juntamente com o presidente Justo Magalhães se reuniram e criaram a campanha “Adote Uma Lixeira”. O projeto tem a função de conscientizar a população e os pedestres que passam pelas vias de Taguatinga a não jogar lixo no chão, pois logo à frente haverá uma lixeira onde poderão depositar o lixo. “A sujeira das ruas é algo que incomoda a todos. Resolvemos não esperar pelo governo, e sim começar a agir como empresários e como cidadãos”, afirma a empresária Klicia Kran também integrante da ACIT Mulher.

A iniciativa determina que as lixeiras sejam instaladas nos postes de iluminação. Hoje estão inseridas apenas nas esquinas. De acordo com a associação os lojistas acumulam os lixos do dia nos postes das vias e agora com o projeto as lixeiras impedirão que o lixo se espalhe pela cidade. A campanha teve início no em maio quando foram feitas cotações de produção e instalação. O contrato será fechado com a empresa que apresentar melhor custo benefício, ou seja, produto de qualidade e baixo custo. Portanto, aguarda finalizar as negociações.

“A sujeira das ruas é algo que incomoda a todos. Resolvemos não esperar pelo governo, e sim começar a agir como empresários e como cidadãos”

Para que isso aconteça com êxito o projeto estabelece à participação dos lojistas e empresários da região. “Os empresários irão participar financeiramente da compra e instalação das lixeiras. Uma vez instaladas, cada um deverá ajudar a cuidar da lixeira mais próxima de sua loja”, destaca a diretoria ACIT Mulher. A previsão é, em média, uma lixeira para cada três lojas na Avenida Comercial Norte.

As integrantes da ACIT Mulher acreditam que também é dever dos empresários contribuir para a limpeza da cidade. É hora de todos assumirem uma parte de responsabilidade no cuidado de Taguatinga. As lixeiras manterão a via limpa e consequentemente a porta das lojas. O pedestre terá local para se desfazer de qualquer papel que carregue nas mãos sem ter que jogar no chão.

Quer participar?

Para a população participar dessa iniciativa basta procurar os líderes da comunidade ou a própria ACIT. Mas a principal ajuda é pôr em prática a civilidade e utilizar as lixeiras para descarte de qualquer tipo de lixo. Se a lixeira estiver cheia, basta andar mais um pouco, logo à frente haverá outra. Essa ação é para uma cidade limpa e agradável. Qualquer empresa que participe de campanhas ecológicas de limpeza será bem vista pela população. “Taguatinga é minha, é sua, é nossa. Então vamos cuidar do que é nosso”, completa Klicia.