Destaques

Três gerações de sucesso

Grupo  Kireibara, um dos  mais antigos do Distrito Federal, é formado por empresas que buscam oferecer produtos de qualidade e atender demandas esquecidas.

Brasília, sonho de Juscelino Kubitschek, só poderia ser erguida com pompa e circunstância de ser a nova capital do país, se houvesse pessoas que acreditassem no sonho do presidente. Muitos vieram a pedido de JK. Um deles foi o descendente de japoneses, Mário Tinen, nascido no interior de São Paulo e que hoje divide suas conquistas com filhos e netos.

Em 1961, a construção de Brasília já era fato e uma das maiores preocupações do presidente era a de que a população que aqui já habitava pudesse ter acesso a produtos comercializados nas demais cidades para continuar na realização do sonho de Dom Bosco.

Mario Tinen veio para dar suporte a construção da capital e, anos depois tornou-se um importante homem de negócios e, junto com sua família construiu o grupo Kireibara – rosa bonita em japonês –, que se transformou no maior centro de distribuição de flores, plantas ornamentais e acessórios para decoração e jardinagem.

Estamos na terceira geração de uma família que não para de crescer e querer o bem do nosso trabalho

No início tudo eram flores. Mário Tinen, sua esposa Valda e seus dois filhos trabalharam de sol a sol vendendo espécies florais nas, ruas, nas casas de porta em porta e nas feiras da cidade. Uma empresa familiar como tantas japonesas a Kireibara se transformou em um grupo de empreendimentos que prestam os mais diversos serviços. São eles: Construmix, construtora de galpões; Transplantas Imóveis, compra, venda e administração de alugueis; Transplantas, Garden Center venda em atacado e varejo de flores, plantas ornamentais para decoração e jardinagem, a AMA paisagismo, que atua na área de desenvolvimento e execução de projetos de paisagismo; o Centro Comercial Centermix na EPTG, e o Complexo Kireibara localizado nas margens da Avenida Elmo Serejo, ligação entre Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. Esse local é chamado de pulmão dessas cidades.

“Imagine toda essa região sem essas plantas limpando o oxigênio. Seria possível ter qualidade de vida”? questiona Charles Kireibara, um dos filhos de Mário, responsável em parceria com seus filhos e outros membros da família por dar continuidade ao trabalho de seu pai, que não se aposentou ainda e administra o grupo com mãos de ferro. “Estamos na terceira geração de uma família que não para de crescer e querer o bem do nosso trabalho”, conta Charles.

Proteção ao Cortado

Um novo mundo para preservarCentenas de profissionais fazem parte do Grupo Kireibara que, além do trabalho, preza pelo desenvolvimento de ações em prol de uma vida melhor para a população. Uma das mais recentes decisões foi a implantação de platôs na área da chácara, com o objetivo de facilitar a infiltração das águas das chuvas no solo. Esta ação possibilita o abastecimento do lençol freático e consequentemente o abastecimento de inúmeras minas d’água, que passam a sobreviver no período de seca.

O método adotado também evita que as enxurradas desçam para o Córrego Cortado provocando erosões, seu assoreamento e a danificação da mata ciliar.

O Complexo Kireibara também contempla a comunidade com opções de lazer e cultura com: O espaço para eventos Casa Bonita, a Escola Trilha Ambiental e a Churrascaria Via Stadium.

Temos árvores com mais de 40 anos. Meu pai e minha mãe plantaram essas árvores, e hoje é muito bom saber que o trabalho deles ainda perpetua em prol da educação e do bem estar da população daqui.

Um novo mundo para preservar

Kireibara em númerosAções sociais e de conservação do meio ambiente estão entre as empreitadas do grupo. A Escola Trilha Ambiental, instalada no Complexo Kireibara, proporciona à comunidade informações acerca de como deve ser feito o plantio e manuseio de plantas ornamentais. “As pessoas que por aqui passam saem conscientes da importância de cuidar do meio ambiente. Além de serem preparadas para o mercado de trabalho”. Um modo de desenvolver consciência de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Alunos de Ensino Fundamental, Médio e Superior têm oportunidade de ter contato com árvores e plantas de diversas espécies. “Temos árvores com mais de 40 anos. Meu pai e minha mãe plantaram essas árvores, e hoje é muito bom saber que o trabalho deles ainda perpetua em prol da educação e do bem estar da população daqui”, orgulha-se.

Agindo pelo próximo
Na luta por direitos conquistadosEstá em andamento mais uma aposta do grupo Kireibara. A chácara que acolhe os empreendimentos do grupo se tornará também em um espaço para tratamento médico e fisioterápico. Um centro de equoterapia será implantado no local para que pessoas carentes possam ter acesso ao tratamento, considerado oneroso para muitas famílias.

 

 

 

Por Fernando Lackman – Fotos: Aliram Campos e Klicia Kran